O Exército de Libertação do Povo Chinês ELPC, está enviando tropas para a Rússia para participar de exercícios militares conjuntos no final deste mês, revelaram relatórios nesta semana.
As tropas do ELPC irão para a Rússia para participar de seus exercícios militares “Vostok”, informou a Reuters na quarta-feira. Os militares russos também estão recebendo Índia, Bielorrússia, Mongólia, Tadjiquistão e outros países durante os exercícios, que ocorrerão de 30 de agosto a 5 de setembro.
A China não participa dos exercícios Vostok da Rússia desde 2018. Os exercícios conjuntos refletem as crescentes relações diplomáticas e cooperação militar da Rússia e da China.
O Ministério da Defesa chinês disse: “O objetivo é aprofundar a cooperação prática e amigável com os exércitos dos países participantes, aumentar o nível de colaboração estratégica entre as partes participantes e fortalecer a capacidade de responder a várias ameaças à segurança”.
As forças armadas da Rússia anunciaram a última iteração de seus exercícios Vostok no mês passado. As operações acontecem mesmo quando as forças russas estão fortemente focadas na invasão em curso da Ucrânia.
Os exercícios Vostok também devem ocorrer apenas algumas semanas depois que as forças chinesas lançaram exercícios militares em torno de Taiwan em retaliação à visita da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, à ilha. Taiwan se governa de forma independente, mas a China considera a ilha vizinha uma parte de seu território.
O presidente russo, Vladimir Putin, condenou a visita de Pelosi a Taiwan em comentários na terça-feira, recebendo agradecimentos do Ministério das Relações Exteriores da China.
Embora a Rússia e a China tenham se aproximado em meio às sanções dos EUA sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia e as tensões sobre o Estreito de Taiwan, os militares chineses alegaram que sua presença nos exercícios de Vostok “não tem relação com a atual situação internacional e regional”. Os militares chineses disseram que sua presença em Vostok faz parte de um acordo de cooperação anual bilateral em andamento com a Rússia.
Não está claro quantas tropas chinesas participarão dos exercícios militares multinacionais da Rússia no final deste mês.
De acordo com o Global Times, estatal chinês, mais de 10.000 soldados participaram dos exercícios Vostok de 2018. O Global Times disse que a maioria das tropas participantes veio do Comando do Teatro Ocidental do ELPC e do Distrito Militar Oriental da Rússia. O PLA também enviou sua arma de assalto com rodas Tipo 11 e veículos de combate de infantaria Tipo 08 para participar dos exercícios de 2018.
No mês passado, a China enviou uma delegação de tropas, tanques e outros veículos blindados para a região de Transbaikal da Rússia para participar dos Jogos Internacionais do Exército (IAG) de 2022. O IAG é uma competição multinacional anual organizada pela Rússia que foi apelidada de “Olimpíadas de Guerra”. As forças chinesas também estão hospedando alguns dos eventos IAG de 2022, incluindo o concurso “Ataque Suvorov” para veículos de combate de infantaria, o concurso “Rota Segura” para corpo de engenharia e o concurso “Copa do Mar” para fragatas.
Comentários